Alegra Foods surgiu com o propósito de fornecer carne suína de qualidade e procedência. Porém, também é comprometida em produzir com sustentabilidade. No parque industrial da marca, localizado em Castro, no Paraná, 98% da energia usada são de fontes renováveis.
O dado foi revelado no Relatório de Sustentabilidade da Alegra, produzido em parceria com o Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP), da Universidade Tecnológica do Paraná. A publicação atende às diretrizes da Global Reporting Intiative (GRI).
A principal fonte de energia utilizada pela empresa é o cavaco, retirado de toras de madeira. O superintendente da Alegra Foods, Ivonei Durigon, explica que o recurso natural é utilizado para a produção de vapor e nos sistemas de resfriamento do parque industrial. “Cerca de 80% de cavaco utilizado na Alegra vem diretamente dos cooperado da região”, revelou Ivonei.
No relatório, ainda é apontado que o óleo diesel e o gás GLP são usados pela empresa apenas no transporte interno e para empilhadeiras. Ambos correspondem a 0,06% e 0,19% da energia consumida, respectivamente.
A primeira edição do Relatório de Sustentabilidade mostra a performance da Unidade Industrial de Carnes (UIC), Alegra, nos aspectos ambientais, sociais e econômicos e pode ser conferida aqui.
Comentários