Da união de três grandes cooperativas, nasce uma nova holding genuinamente paranaense. Inspirada na grandeza de seus realizadores, a Unium é uma marca com mais de 5 mil cooperados. Gente que reconhece na cooperação e no trabalho honesto o segredo para o crescimento sustentável e o aumento da competitividade do agronegócio local e global.
Fundada nos princípios da Intercooperação, a Unium é a soma de valores como pioneirismo, crença no futuro, paixão pelo trabalho e dedicação incondicional pela nossa terra. Ao todo, as cooperativas representam juntas mais de 10 bilhões em faturamento anual e uma presença de peso no mercado nacional. Somos um time que joga junto em diversos campos do agronegócio, com atividades que envolvem a produção leiteira, suinocultura, pecuária, agricultura e produção de rações e grãos, chegando em mais de 32 países.
A marca Unium representa os projetos e empresas em que as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, atuam em parceria. Não se trata de uma fusão entre essas companhias, muito menos de uma nova empresa. Unium é uma marca pronta para os desafios do amanhã, que compartilha o crescimento com seus associados e que busca atender com excelência às demandas do mercado, oferecendo o aval de garantia, seriedade e competência das três cooperativas. A confiança do campo para sua mesa!
Gerar valor ao cooperado e ao mercado, com desenvolvimento sustentável da Cooperativa no agronegócio.
Produzir e fornecer alimentos com sustentabilidade, alta qualidade, inovação, conveniência e confiança.
Orgulhosamente produzidos no Brasil, os produtos Alegra avançam fronteiras por sua qualidade.
Hoje, os alimentos são exportados para 32 países ao redor do mundo.
Toda a estrutura de 49,198 mil m² construídos recebe investimentos em tecnologia para oferecer as melhores condições de produção de carnes, com menos manipulação e risco mínimo de contaminação. A Alegra Foods abate e desossa mais de 3 mil suínos ao dia e industrializa mais de 2 mil toneladas por mês.
Nossos produtos são livres de contaminação, controlados pela Garantia de Qualidade e pelo Ministério da Agricultura.
Investimos em equipamentos modernos, pouca manipulação e controle de higienização rigoroso. Por isso, os produtos voltados à exportação também têm todas as certificações necessárias para atender diversos mercados ao redor do mundo.
A Alegra emprega mais de 1.700 colaboradores diretos e envolve mais de 5 mil famílias dos Campos Gerais, fomentando o agronegócio e colaborando com o desenvolvimento da região.
Tratamos todas as pessoas com respeito e atenção, cuidando especialmente do bem-estar dos funcionários. As jornadas de trabalho são adequadas e nossos equipamentos e postos de trabalho têm ergonomia apropriada. Visamos a segurança e a qualidade de vida de todos.
A Unidade Produtora de Leitões reutiliza 40% da água tratada, que é utilizada na limpeza das canaletas de dejetos ou para irrigar fazendas. A produção de biogás aquece a água utilizada pelos funcionários, o piso da maternidade dos suínos e o ar da creche, onde ficam os leitões.
Já na Unidade Industrial de Carnes, um sistema garante a captação da água da chuva diretamente dos telhados e da pavimentação. Além disso, a planta desta Unidade foi planejada para garantir a preservação das áreas mananciais próximas.
A madeira utilizada nos processos vem de reaproveitamento ou de reflorestamento próprio das cooperativas. A Indústria possui um sistema inteligente e inovador de utilização de energia, que reaproveita os vapores que seriam lançados na atmosfera, utilizando-os para os próprios recursos. Uma economia de até 12% em energia.
Os colaboradores da Alegra trabalham em condições ideais de ergonomia e saúde, com acompanhamento médico e segurança no trabalho. Esse cuidado inclui a atenção com a iluminação do ambiente, o nível de ruídos e a temperatura. Os colaboradores participam de programas de integração e desenvolvimento pessoal, e possuem jornadas adequadas com intervalos para lazer e descanso.
Nosso compromisso é com o bem-estar animal
A Unium, por meio da marca Alegra, acredita que o bem-estar animal é de suma importância para o desenvolvimento sustentável no planeta. Por isso, investe de forma constante em melhorias de processos e na qualidade de seus produtos, respeitando os princípios éticos de produção e relação com os animais.
Desde 2013, todos os novos projetos já adotam o sistema de baias coletivas para as fêmeas em gestação, conforme as normas de bem-estar animal. Em 2019 alojou mais 6.500 matrizes, totalizando 13 mil matrizes e se compromete a chegar nos próximos 10 anos com todas as granjas adequadas exclusivamente a este sistema.
A iniciativa da Alianima (organização que atua na agenda da proteção animal e ambiental no Brasil) prevê a utilização do sistema de alojamento em grupo, prática utilizada e reconhecida pelos mercados mais exigentes do mundo.
Esse compromisso, em 2019 corrobora com o posicionamento de valorização do bem-estar animal, que contempla o abate humanitário, projetos de transporte seguro, entre outras iniciativas!
São mais de 80 opções para você e sua família aproveitarem o melhor da carne mais consumida no mundo! Conheça nossa linha de produtos, feita especialmente para você!
Alegra | Todos os direitos reservados
Uma indústria inteligente
Sustentabilidade é o ponto-chave da nossa produção, por isso, nossos investimentos são planejados desde a concepção do projeto, garantindo economia e uso inteligente dos recursos naturais.
A planta possui sistema de reaproveitamento de emissões atmosféricas que reutiliza parte dos gases que seriam emitidos para atmosfera como combustível para condensar a amônia, utilizada em equipamentos de refrigeração. Esse sistema de absorção reduz em 12% o consumo de energia elétrica.
A Alegra é pioneira no Brasil no uso dessa tecnologia. Além disso, o aproveitamento da água das chuvas reduz a necessidade de captação da água dos rios. Essa economia equivale a um mês de consumo ao ano.
O processo de tratamento de efluentes também é moderno e inovador, assegurando o cumprimento dos parâmetros legais de lançamento de resíduos líquidos.
Em 2021 foram tratadas cerca de 900 mil m³ de água.