Com o inverno chegando a porta, não há nada mais gostoso que preparar comidas quentinhas e nutritivas, não é mesmo? Hoje vamos te dar algumas dicas de alimentos do inverno.
E é só a temperatura cair alguns graus para o corpo começar a apresentar sinais de desconforto. Essa é a época do ano em que o nosso organismo tem maior gasto energético e que o corpo precisa de vitaminas e minerais para aumentar as nossas defesas, ajudando a prevenir doenças respiratórias, alergias e até dores musculares, problemas típicos do frio.
É hora de preparar pratos quentes, como sopas, caldos, aquele feijão quentinho, carne suína de panela, entre outros pratos deliciosos que aqueçam o nosso inverno.
Mas também é o momento de escolher os alimentos da estação, pois nessa época muitos são mais difíceis de produzir, devido às ocorrências de geadas e temperaturas em algumas regiões do Brasil, principalmente no sul e no sudeste.
Nessa época do ano, algumas espécies de hortaliças são mais fáceis de serem cultivadas e a sua disponibilidade acaba sendo maior, como é o caso das brássicas: brócolis, couve-flor, repolho, entre outras. Elas são conhecidas por uma rica fonte nutritiva, oferecendo vários nutrientes e minerais essenciais quando aproveitadas nas refeições.
Outras opções versáteis e acessíveis aos consumidores são as abóboras cabotiá, butternut e a moranga. Além disso, alimentos como a mandioquinha salsa (ou batata baroa), beterraba, batata doce e a cenoura, são outras espécies de hortaliças altamente nutritivas e facilmente encontradas no inverno, com ótimos preços nas feiras e mercados.
Para facilitar a sua rotina na cozinha e te inspirar a preparar pratos saborosos, selecionamos os alimentos mais adequados para esse período e com preços mais acessíveis. Olha só!
Sopas e caldos são muito bem-vindos
Foto: Cybercook/reprodução
Veja também:
4 receitas com carne suína para aquecer o seu inverno
Aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Além de quentinhas, elas são super nutritivas. É uma ótima opção para servir como entrada ou como prato principal, ainda mais quando cai a noite. A escolha vai de acordo com os ingredientes que você mais gosta.
Para equilibrá-las, adicione verduras e legumes de sua preferência, como repolho, espinafres e agrião, ricos em Vitamina E, além de abóbora, cenoura, beterraba e aspargo.
E, claro, não pode faltar um alimento rico em proteínas, como os deliciosos cortes da carne suína: bacon frito, linguiça paio, lombo e pernil.
Prepare deliciosos cortes suínos
Foto: Sale&Pepe / reprodução
Durante o inverno, o consumo de carne suína aumenta, por ser uma proteína de alto valor nutritivo e um atrativo para o bolso do consumidor.
Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pelo IBGE, no inverno de 2019 foi registrado o segundo maior volume de consumo da proteína, perdendo somente para os meses de Natal e Ano Novo.
A nutricionista Mariana Etchepare, explica que a carne suína possui reconhecido valor nutricional. “Ela é uma excelente fonte de proteína, ferro, potássio e vitaminas do complexo B”, explica a especialista.
Consuma bebidas quentes
Nada melhor do que se aquecer com uma bebida bem quentinha e nutritiva. O leite é uma ótima fonte de proteínas e de cálcio, essencial para a boa saúde dos ossos.
Os chás ajudam na hidratação e contam com antioxidantes, que protegem o corpo de doenças. O chá feito com gengibre, por exemplo, é rico em Vitamina C e protege o organismo contra gripes e constipações. A raiz também é muito importante para reduzir o colesterol e defender o organismo dos radicais livres.
Adicionar mel nas bebidas de inverno é muito importante, além de ser uma opção mais saudável para adoçá-las. Ele apresenta zinco, um grande aliado para o controle de infecções respiratórias e para manter a imunidade alta.
Já a canela é ideal para facilitar a digestão, diminuir o colesterol LDL, controlar a glicose e diminuir a compulsão por carboidratos e doces. Importante, né?
Quais frutas consumir na estação do frio?
As frutas estão sempre na lista de alimentos recomendados pelos nutricionistas para promover o bem-estar.
Com a chegada da temperaturas mais amenas, é época de aproveitar frutas produzidas tipicamente em regiões frias, como o pêssego, a nectarina e a maçã. Além de suculentas e nutritivas, também são as opções com o melhor custo benefício da temporada.
Laranja, mexerica, tangerina, morango e carambola também são frutas que estão mais bonitas e baratas durante o inverno brasileiro. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras.
São muitas as opções de frutas do inverno para incluir nos lanches do meio da manhã e da tarde. 😉
Sanduíches saudáveis
Eles são ótimos para fazer um lanche rapidinho. Aposte em pães integrais, com presunto, verduras e legumes. Na versão quentinha, um misto quente de com presunto fica irresistível.
Além de balancear a alimentação quentinha nutritiva, não se esqueça de manter a hidratação. Beba sempre muita água. É comum sentirmos menos sede no frio, mas mesmo assim, procure beber pelo menos de seis a oito copos de água por dia.
Gostou das nossas dicas de hoje para deixar suas refeições mais Alegra e para enfrentar inverno com muita saúde?
Siga o perfil da Alegra no Instagram para acompanhar mais dicas e delícias como essas, aquecendo o seu inverno e deixando os seus dias com aquela pitada especial de #AlegraQueFazBem!
Fontes: Tudo Gostoso, G1 e GNT.
Comentários